11 de setembro de 2012

Al-Qaeda confirma morte de nº 2 da rede terrorista, confidente de Bin Laden

Os Estados Unidos já davam como certo o falecimento de Abi Yahya al-Libi em um ataque ocorrido em junho, no Paquistão

A rede terrorista Al-Qaeda confirmou, nesta terça-feira, a morte do nº 2 na hierarquia do grupo, conhecido como Abu Yahya al-Libi. O veterano militante, suposto confidente de Osama bin Laden, havia sido declarado morto em junho deste ano, em um ataque americano no Paquistão.

Em uma mensagem de vídeo, o dirigente Ayman Al Zawahiri referiu-se ao episódio, citando o nome de nascimento de Al-Libi. "Declaro orgulhosamente à comunidade muçulmana e aos mujahedin a notícia do martírio do leão da Líbia, xeque Hassan Mohammed Qaed", disse. 


Na operação militar dos Estados Unidos que resultou na morte de Osama Bin Laden, foram descobertas cartas em que Al-Libi aparecia como um dos poucos homens de confiança do líder terrorista. Sendo, inclusive, o principal responsável por recrutar jovens.

Em 2005, o clérigo líbio havia escapado de uma prisão americana no Afeganistão e passou cerca de seis anos foragido. Ele havia sido falsamente declarado morto em pelo menos dois ataques telegiados por aviões não tripulados dos Estados Unidos em outros anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...